Setembro Amarelo: A sua saúde mental importa!
Nós, da Segredo Lacrado, entendemos que setembro é mais do que o mês da campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, é também um convite para todas nós reavaliarmos a importância da nossa saúde mental e a forma sobre como nossas escolhas influenciam nas nossas vidas.
Para reforçar o nosso compromisso com o bem-estar geral das nossas queridas leitoras, preparamos algumas dicas simples, mas muito eficazes para garantir uma mentalidade mais positiva e, consequentemente, um dia a dia mais saudável.
Siga com a leitura e confira!
1. Pratique o autocuidado: seja gentil consigo mesma
Praticar o autocuidado é fundamental para manter a saúde mental em equilíbrio. E, acredite, isso vai além dos spas ou rituais de skincare.
É sobre não ser tão dura consigo mesma e evitar autocobranças em excesso.
É sobre aprender a se tratar com a mesma compaixão que você oferece aos outros.
E, principalmente, sobre tirar um tempo para fazer o que te faz feliz, seja ler um livro, tomar um banho relaxante ou praticar um hobby.
2. Filtre o conteúdo que você consome: cuide da sua energia
A gente sabe como é importante ficar de olho nas notícias, mas também entendemos que é fundamental filtrar o conteúdo que consumimos, para que o excesso não provoque danos à nossa energia.
Por isso, evite a exposição intensiva aos noticiários tristes ou violentos.
Se mantenha informada, mas escolha fontes equilibradas e realmente informativas. Assim, fica mais fácil viver com leveza.
3. Mantenha um estilo de vida saudável
Uma mente saudável depende de um corpo saudável.
Certifique-se de cuidar da sua alimentação, fazer exercícios físicos regularmente e garantir boas noites de sono.
Pode parecer pouco, mas a verdade é que manter uma dieta equilibrada, colocar o corpo em movimento e priorizar boas o sono de qualidade fazem toda a diferença na manutenção do bem-estar mental.
4. Saiba fazer pausas: encontre tempo para a reflexão
Uma rotina agitada pode ser prejudicial à sua saúde mental.
Por isso, sempre que conseguir, faça pausas regulares no seu dia para se reconectar consigo mesma.
Reserve alguns minutos para a meditação, a respiração profunda ou simplesmente para observar seus pensamentos e sentimentos.
Práticas simples como essas ajudam a manter o equilíbrio e a evitar o estresse excessivo.
5. Mantenha contato com amigos e família: cultive relações significativas
Quando se trata de cuidar da saúde mental, nada supera o apoio de amigos e familiares.
Mantenha essas conexões vivas, esteja presente na vida daqueles que você ama e cultive relacionamentos significativos. Compartilhar seus sentimentos e experiências com pessoas queridas pode ser uma fonte de conforto e força.
Lembre-se sempre: a saúde mental é uma prioridade
Cuide de si mesma com amor e dedicação. E, caso esteja passando por uma situação delicada, saiba que você não precisa enfrentá-la sozinha! Pedir ajuda é um ato de coragem, não de fraqueza!
Para as pessoas que querem e precisam conversar, o Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, por meio do telefone: 188, chat ou e-mail.
Se essas dicas foram importantes para você, deixe o seu feedback nos comentários.
No mais, continue de olho no Blog da Segredo Lacrado. Um beijo grande e até o próximo post!