outubro rosa: 3 formas de fazer o autoexame
saúde feminina

Outubro Rosa: 3 formas de fazer o autoexame das mamas

Outubro Rosa: 3 formas de fazer o autoexame das mamas

Neste mês, nós, da Segredo Lacrado vestimos rosa, para abraçar a campanha de conscientização, informar e educar você, querida leitora, sobre a importância do autoexame para a prevenção do câncer de mama, que, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do câncer) é tipo de câncer que mais atinge e mata mulheres no Brasil.

Por que é importante fazer o autoexame?

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é a segunda doença que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo, atrás apenas do câncer de pele.
Nesse contexto, o autoexame das mamas atua como uma maneira eficiente de prevenir o problema ou diagnosticar precocemente.

Como fazer o autoexame das mamas?

O autoexame das mamas é, basicamente, uma avaliação, realizada por meio do toque das mamas com as mãos para identificar possíveis alterações na textura da pele, ondulações, nódulos, alterações da cor ou secreções na região que possam indicar a presença de um câncer.
Esta é uma forma eficiente de prevenção da doença, afinal, permite um diagnóstico precoce, aumentando as chances de cura.
Ele pode ser realizado em três diferentes posições. São elas:

Em frente ao espelho:

Posicione-se em frente ao espelho. Observe os dois seios, primeiramente com os braços caídos. Coloque as mãos na cintura fazendo força. Coloque-as atrás da cabeça e observe o tamanho, posição e forma do mamilo.
Pressione levemente o mamilo e veja se há saída de secreção.

Em pé (pode ser durante o banho)

Levante seu braço esquerdo e apoie-o sobre a cabeça. Com a mão direita esticada, examine a mama esquerda. Divida o seio em faixas e analise devagar cada uma dessas faixas. Use a polpa dos dedos e não as pontas ou unhas. Sinta a mama. Faça movimentos circulares, de cima para baixo. Repita os movimentos na outra mama.

Deitada

Coloque uma toalha dobrada sob o ombro direito para examinar a mama direita. Sinta a mama com movimentos circulares, fazendo uma leve pressão. Apalpe a metade externa da mama (é mais consistente). Depois apalpe as axilas. Inverta o procedimento para a mama esquerda.

Caso sinta algum nódulo ou mudança na textura ou tamanho, procure um médico ginecologista. Ele realizará o exame clínico de mama e poderá solicitar a mamografia.

Nós, da Segredo Lacrado, apoiamos o mês de conscientização da luta contra o câncer de mama e entendemos este como um momento para as mulheres praticarem a lei do bem-me-quero e se lembrarem da importância de realizar o autoexame regularmente e a mamografia periodicamente.

Afinal, o diagnóstico precoce é a melhor maneira de aumentar as chances de cura!

Um beijo e até o próximo post!

Você também pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *